O que é o Gmail www.gmail.com.br

entrar email gmailPara todos aqueles que se estejam perguntando o que o Gmail, há 11 anos atrás, o Google revolucionava o serviço de webmail colocando no ar o Gmail www.gmail.com.br , um serviço gratuito de e-mail. Na época, tal serviço causou alvoroço ao oferecer, logo de início, 1 GB de espaço de armazenamento. Para se ter uma ideia, o Yahoo! Mail e o Hotmail, principais serviços de e-mail da época, ofereciam apenas 6 MB e 2 MB, respectivamente.
De lá para cá, muita coisa mudou e o Gmail acabou se consolidando como o principal serviço de e-mail da história da Internet. A empresa não costuma divulgar números de quantidade de usuários ou outros dados, mas segundo uma estimativa do site Tech Crunch, em maio de 2015, o Gmail já tinha mais de 900 milhões de usuários.

Mas, o que este serviço de e-mail tem de tão bom para atrair quase 1 bilhão de pessoas? Vejamos abaixo:

Principais características do Google Mail

1. Sistema Multiplataforma

O Google Mail(Gmail) vai além de ser simplesmente um serviço de e-mail. Através dele, é possível conversar ao vivo com seus amigos (até mesmo via webcam) ou ainda consultar o seu calendário, afinal o Gmail está integrado com todos os serviços do Google: Calendar, Drive, Maps, Translate, etc.

2. Limite de armazenamento

Como já falamos, o Gmail foi lançado com 1 GB de espaço disponível. Após completar um ano no ar, o limite do serviço dobrou, atingindo 2 GB. E hoje o usuário pode manter até 15 GB armazenados de graça no serviço do Google. Se necessário, é possível comprar mais espaço através dos planos pagos podendo chegar a até 30 TB.

3. Filtro de Spam

spam-gmailTalvez você não saiba disso, mas diariamente o Gmail evita que vários e-mails invadam a sua Caixa de Entrada sem a sua autorização. Isso porque o filtro de spam desenvolvido pelo Google é um dos mais eficientes do mundo. Quando qualquer usuário marca um e-mail como spam, isso gera uma informação para ajudar o sistema a identificar mensagens parecidas para todos usuários de Gmail, evitando que novos usuários sofram com o mesmo problema.

4. Cancelamento do envio

Se você já enviou um e-mail para a pessoa errada, então você vai entender o porquê esse recurso pode salvar seu casamento ou a sua carreira. Se você perceber que acabou de enviar o e-mail errado ao destinatário, basta anular o envio e voltar a respirar aliviado. Mas, atenção, só é possível cancelar, no máximo, após 30 segundos do envio.

5. Temas personalizadosgmail-www.gmail.com.br-3

Assim que lançou a possibilidade de mudar o tema (background, cores das fontes, etc.), o Gmail causou furor entre os fãs do serviço. Na época, era possível escolher entre 35 temas. Mas, hoje, essa opção foi ampliada e é possível personalizar o seu e-mail da maneira como bem entender. Basta selecionar sua própria imagem para usar como tema personalizado ou escolher uma da seleção de fotos.

6. Organização

etiquetas-gmail

O Gmail tem uma ferramenta adicional chamada Etiquetas. Esta opção ajuda a identificar suas mensagens com cores e nomes especiais para que você possa vê-las classificadas na Caixa de Entrada. Além disso, desde 2013, o serviço também possui abas para categorizar os e-mails do usuário: Principal, Social, Promoções, Atualizações, Fóruns.

7. Chat e Hangout em Vídeo

HangoutsQue tal conversar diretamente com o seu amigo em vídeo sem sair do Gmail. Isso é possível devido a integração do serviço com o Google Hangouts. Através dessa funcionalidade, você tem a opção de enviar mensagens grátis ao vivo, para outros usuários do Gmail, e também conversar com alguém em vídeo. Se a ideia é falar com várias pessoas ao mesmo tempo, você também pode organizar uma vídeo conferência em grupo, tudo de graça.

COMO ACESSAR O GMAIL?

gmail-www.gmail.com.br-2

O Gmail é um serviço gratuito e acessá-lo é muito simples. Se você ainda não possui um e-mail no serviço do Google, explicamos abaixo como fazer isso, seja diretamente no seu computador ou através do seu aparelho celular. Vamos aprender como entrar no Gmail.

Gmail entrar – desde o computador

Para entrar no Gmail através do seu computador, basta abrir o seu browser favorito (Mozilla, Explorer, Google Chrome,etc.) e digitar: www.gmail.com.br. Assim que o site carregar, a primeira tela já exibe os campos para preenchimento do Gmail login e senha. Se você já possui uma conta no Google, coloque seu e-mail e senha para entrar a sua conta de email Gmail.www.gmail.com

Caso você ainda não possua uma conta no Google, terá que criar uma. Então clique em ‘Criar uma conta‘, logo abaixo do campo de preenchimento de Gmail login. Na próxima tela, será necessário informar o seu Nome, Sobrenome, o endereço de e-mail que você deseja (nome de usuário), uma senha, sua data de nascimento, o seu endereço atual de e-mail (de outro serviço – Hotmail, Yahoo! Mail, Outlook, etc.) e o seu número de celular. Por fim, você terá que digitar o código de verificação e concordar com os termos de serviço e política de privacidade.

Gmail entrar – desde o celular

Uma das características mais legais do Gmail (https://mail.google.com) é o fato de também ser possível acessá-lo via mobile, de onde quer que você esteja. Para isso, você vai precisar apenas de um aparelho celular com conexão à Internet. Se você quiser um acesso completo ao serviço será necessário instalar o aplicativo oficial do email Gmail. Mas, também é possível fazê-lo via browser. Confira:

1) Via Browser

Esse tipo de acesso é muito parecido com o acesso via computador. Basta abrir o browser do seu celular e entrar no seguinte endereço: www.gmail.com. Se você já tiver uma conta no Gmail, coloque o seu e-mail e senha para dar prosseguimento ao acesso à sua Caixa de Entrada. Caso seja o seu primeiro contato com o serviço, você pode clicar em ‘Criar uma conta‘ para dar início ao cadastro no site.

2) Via Aplicativo

Mais de 1 bilhão de pessoas já baixaram o aplicativo do Gmail, um dos mais populares da rede. O app está disponível para praticamente todas plataformas, através das lojas oficias de aplicativos de cada uma delas: App Store (iPhone), BlackBerry World (BlackBerry), Microsoft Store (Windows Phone), Google Play Store (Android). Nesse último caso, como o Android já é uma plataforma do Google, mesma empresa proprietária do Gmail, o aplicativo do webmail já vem instalado com o aparelho.

Para você transformar a sua experiência com e-mail, vale à pena criar uma conta no Gmail, nem que seja apenas para conhecer o serviço. Pois, as funcionalidades são muitas e já têm sido aproveitadas por milhões de usuários mundo afora!

4 Comentários

  1. Nely
  2. Jaqueline Ribeiro dos Santos
  3. lorrayne
  4. Rosa

Deixe o seu Comentário:

Aviso Legal - Política de Cookies - Contato